APRESENTAÇÃO
A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTB/IPS) tem como propósito a realização das III Jornadas da Engenharia Civil. Este evento terá lugar no dia 4 de maio de 2016 e tem como tema central o “Projeto Arco Ribeirinho Sul”.
O “Projeto Arco Ribeirinho Sul” prevê a reconversão e requalificação de um vasto território que abrange os terrenos onde se localizam atualmente a Quimiparque (Barreiro), a Siderurgia Nacional (Seixal) e a Margueira (Almada). Este projeto, de elevada relevância nacional, desenvolve-se em simultâneo com a concretização de grandes investimentos públicos para a região, destacando-se a instalação do terminal de contentores do Barreiro e a possível construção da terceira travessia do Tejo.
As operações de reconversão destes territórios poderão constituir uma verdadeira alavanca para o desenvolvimento dos concelhos envolvidos contribuindo significativamente para o reforço da "grande metrópole de duas margens" centrada no Tejo.
A futura Plataforma Multimodal/Terminal de Contentores do Barreiro insere-se no projeto “Via Lisboa – revamping opportunities” no qual se contempla a reconfiguração do estuário do Tejo. Este projeto contribui de modo significativo para a criação da “Cidade das Duas Margens”. Atualmente, encontra-se em elaboração o Estudo Prévio e do Estudo de Impacto Ambiental para a referida Plataforma.
Ambos os projetos, “Arco Ribeirinho Sul” e “Via Lisboa – revamping opportunities”, partilham o mesmo território, pelo que não podem ser pensados de forma dissociada. Como tal, debater o “Projeto Arco Ribeirinho Sul” passa, também, por debater os restantes projetos e a sua relevância para o Barreiro e para a região.
Na 3ª edição das Jornadas da Engenharia Civil da ESTBarreiro, para além da apresentação do projeto “Projeto Arco Ribeirinho Sul”, pretende-se debater o seu impacto nas diferentes vertentes, tais como, socioeconómica, ambiental, acessibilidades e urbanística. Neste âmbito, o evento contará com intervenções de representantes das entidades diretamente envolvidas, bem como os que, por via das suas funções, terão uma posição relativa aos vários impactos do projeto na região.
Estas jornadas destinam-se a todos os agentes e profissionais envolvidos na área geográfica abrangida pelo “Arco Ribeirinho Sul”, tais como entidades promotoras, autarquias, empresas municipais, entidades e empresas privadas, técnicos, ou futuros técnicos (estudantes das áreas do conhecimento envolvidas).
A Comissão Organizadora é constituída pelos coordenadores dos diferentes cursos da área da Engenharia Civil, assim como por um elemento representante dos alunos:
Clara Carlos (Licenciatura em Gestão da Construção);
Eugénia Santos (Mestrado em Conservação e Reabilitação do Edificado);
Isabel Costa (Curso de Especialização Tecnológica em Construção e Obras Públicas);
Nelson Carriço (Licenciatura em Engenharia Civil);
Rui Neves (Mestrado em Engenharia Civil);
Brian Silva (representante dos alunos).