Apresentação
A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS) vai realizar, no próximo dia 27 de março, as V Jornadas da Engenharia Civil, sob o tema “Construção e Reabilitação: Que Futuro?”. A ESTBarreiro/IPS pretende, durante o evento, promover o debate sobre a construção e reabilitação, desde a utilização de novas tecnologias de apoio ao desenvolvimento de processos mais sustentáveis, à economia circular na construção, e aos atuais desafios do ensino da Engenharia Civil. Neste âmbito, a 5ª edição das Jornadas da Engenharia Civil contará com intervenções de diversaspersonalidades da área. Estas jornadas destinam-se a todos os agentes e profissionais das áreas relacionadas com o tema, tais como entidades promotoras, autarquias, empresas municipais, entidades e empresas privadas, técnicos, ou futuros técnicos (estudantes das áreas do conhecimento envolvidas).
A Comissão Organizadora é constituída por:
- Cristiana Pereira
- Eugénia Santos
- Isabel Costa
- Nelson Carriço
.
Programa
09:00
09:15
09:30
Sessão 1: Mudança de paradigma?
- José Delgado, OE (Ordem de Engenheiros Técnicos) - "O sector da Contrução e Obras Públicas nos dias de hoje"
- Pedro Pereira, TPF PLANEGE CENOR, SA – "A perceção das empresas sobre o setor da Construção e Obras Públicas"
- Eduardo Júlio, Fundiestamo (Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, SA) - "O FNRE - Fundo Nacional para a Reabilitação do Edificado - instrumento de apoio à habitação"
- Debate
10:50
Coffee Break
11:10
Sessão 2: Contrução e Reabilitação Sustentáveis
- Helder Gonçalves, LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P.) – "A viabilidade económica da reabilitação energética para alcançar NZEB!"
- Luísa Magalhães, Associação Smart Waste Portugal – "Economia circular na construção e reabilitação"
- Manuel Pinheiro, IST/UL (Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa)- "Imobiliário e construção sustentável"
- Debate
12:45
Almoço
14:15
Sessão 3: Construção e Reabilitação na era digital
- António Aguiar Costa , IST/UL (Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa) - "A Digitalização da Construção e das Infraestruturas: Ser Gigante com pés de barro"
- Mª João Henriques, LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) - "O uso de UAV (Unmanned Aerial Vehicle) na monitorização de estruturas" - o projeto ELEVAR.
- Pedro Santos, FVPS iDEA!Lab - "Laser scanning na gestão de projectos"
- Miguel Azenha, Universidade do Minho – "Building Information Modelling: da teoria à prática"
- Debate
16:00
Coffee Break
16:20
Sessão 4: O ensino da engenharia civil
- Joaquim Poças Martins, FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) - "Oportunidades e Futuras Carreiras na Engenharia Civil"
- Gustavo Alves, SPEE (Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia) - "Tendências de mudança no ensino da engenharia"
- Bárbara Gabriel, UA (Universidade de Aveiro) –"Novas Metodologias de Ensino da Engenharia"
- José Miguel Maurício, Presidente Federação Nacional de Estudantes de Engenharia Civil - "O ensino da engenharia civil: que futuro?"
- Debate
18:00
Sessão de encerramento
Oradores
José Delgado, (OET)
Presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET) e Membro do Conselho Diretivo Nacional. Engenheiro Técnico, Professor Especialista pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET). Especialista em Coordenação de Segurança, Gestão e Fiscalização de Obras, Reabilitação de Edifícios de Edifícios e Monumentos, Remoção de Amianto, Demolições, Espaços Confinados e Construção Civil e Obras Públicas.
In: LinkedIn
.
Pedro Pereira, TPF PLANEGE CENOR, SA
“Pedro Colunas Pereira é administrador da TPF desde Janeiro de 2016, em virtude da fusão da CENOR CONSULTORES, de que era sócio desde 2002, com a TPF PLANEGE. Exerce a sua profissão de engenheiro civil na área da gestão de projetos, possuindo o grau de especialista em “Direção e Gestão da Construção” na Ordem dos Engenheiros, onde é membro eleito do “Conselho Regional de Engenharia Civil”, da Região Sul. Na TPF, exerce as suas funções na Direção de Mercados Internacionais, sendo responsável pelas filiais da empresa nos Camarões e Macau, para além do desenvolvimento comercial em África. Formação: Licenciatura em Engenharia Civil, Instituto Superior Técnico, 1984 Pós-graduação em Construção, Instituto Superior Técnico, 1989. Ordens a Associações Profissionais: Ordem dos Engenheiros (Portugal)” In: 2019 Associação Perspectiva - Revista de Partes
.
Eduardo Júlio, Administrador executivo da Fundiestamo, SGFII S.A
Professor Catedrático de estruturas de betão do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. É orientador de diversas teses de doutoramento e mestrado. Autor de cerca de 350 publicações, incluindo 52 artigos publicados em revistas internacionais. Um dos fundadores do Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering. Foi presidente do Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção. É (foi) membro de diversas comissões e grupos de trabalho. Membro do corpo editorial de várias revistas internacionais e nacionais. Revisor ativo de mais de 50 revistas internacionais. Investigação científica desenvolvida na área do Betão estrutural. Desenvolve atividade profissional como consultor na área de Estruturas. É membro conselheiro e especialista em Estruturas da Ordem dos Engenheiros, tendo sido vogal nacional do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil.
In: LinkedIn
.
Hélder Gonçalves, (LNEG)
Vogal do Conselho Diretivo do LNEG. Investigador Principal do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), exerce atualmente as funções de Interlocutor da Unidade de Energia e Ambiente Construído. Diretor do Laboratório de Energia e Vogal do Conselho Diretivo do LNEG. Doutoramento em Engenharia Mecânica da Universidade do Porto na área da térmica de edifícios e em particular em edifícios solares passivos. Investigador do LNEG desde 1979, tem participado nos principais Projetos de ID Nacionais e Europeus na área da Térmica dos Edifícios. Foi membro da Sub-comissão de Eficiência Energética nos Edifício (CSOPT) responsável pela elaboração dos atuais Regulamentos Energéticos nos Edifícios. É Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros; foi Presidente da Agência Portuguesa de Energia (ADENE) em 2002; Presidente da Sociedade Portuguesa de Energia Solar - SPES (1996-2000) e Diretor do Departamento de Energias Renováveis do INETI (1999-2001).
In: LNEG
.
Luísa Magalhães, Diretora Executiva da Associação Smart Waste Portugal
A Eng.ª Maria Luísa Magalhães é Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e detentora de um Master of Science in Environmental Diagnostics pela Cranfield University, Sisoe – Institute of BioScience and Technology – Reino Unido. A Diretora Executiva do SWP tem experiência profissional quer no setor público quer no setor privado, tendo desenvolvido trabalhos na área dos resíduos, da água, energia e adaptação às alterações climáticas.
.
Manuel Duarte Pinheiro (IST/UL)
Professor com Agregação do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST/UL) desde 1999. Consultor na área de Impactes Ambientais, Sistemas de Gestão Ambiental, Construção Sustentável. Responsável pelo sistema LiderA de orientação e certificação da sustentabilidade na construção. Especializações em Avaliações Ambientais (Estudos de Impactes Ambiental e Estudos de Avaliação Ambiental Estratégica), Análise Ciclo de Vida e Ecodesign, Sistemas de Gestão Ambiental, Sustentabilidade na Construção, Imobiliário e Turismo.
In: LinkedIn
.
António Aguiar Costa, (IST/UL)
Professor Assistente do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST/UL) desde 2011. PhD em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Inovação, tecnologia, BIM e gestão da informação. Planeamento e gestão de obras. Coordenação de projetos de I&D em ambiente académico e empresarial. Coordenação de diversos cursos de formação em gestão de BIM e gestão de projetos.
.
Mª João Henriques, (LNEC)
“Maria João Oliveira de Barros Henriques. É Investigador Principal - Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Publicou 2 artigos em revistas especializadas e 80 trabalhos em atas de eventos. Possui 26 itens de produção técnica. Participou em 5 eventos no estrangeiro e 21 em Portugal. Atua na área de Matemática Nas suas atividades profissionais interagiu com 71 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos."
In: DeGois
.
Pedro Santos, FVPS iDEA!Lab
”Engenheiro Civil especializado em Infraestruturas, 11 anos de experiência na Indústria da Construção, 5 anos de experiência em Direção de Obra e Coordenação de Projetos, 2 anos de experiência em Fiscalização de obras de infra-estruturas e edifícios.”
In: LinkedIn
.
Miguel Ângelo Dias Azenha, (UM)
Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UM). Os seus principais interesses de investigação compreendem o estudo multi-físico experimental e numérico do comportamento do betão estrutural em serviço, bem como os novos desafios trazidos pelo Building Information Modelling. Presidente da Ação COST TU1404 “Towards the next generation of standards for service life of cement-based materials and structures”, e secretário da Comissão RILEM TC 254-CMS “Thermal cracking of massive concrete structures”. Membro da Comissão ACI 131 “Building Information Modelling” e da CT-197-BIM. Responsável pela Unidade Curricular “BIM: Projeto e Construção” no 4º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Civil da UMinho. Responsável pelo projeto FCT IntegraCrete, e membro do projeto ”SUDOE HeritageCare”.
.
Joaquim Poças Martins, (FEUP)
Professor Associado com Agregação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) ; Secretário-Geral do CNA - Conselho Nacional da Água. Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros - Região Norte. Presidente do Conselho Consultivo da Associação de Energia do Porto e membro do Conselho Consultivo da AEP – Associação Empresarial de Portugal. Consultor do Banco Mundial, NATO e UE para o setor na água, em projetos no Brasil, África, Países de Leste e Médio Oriente. Entre 1993 e 1995 foi Secretário de Estado. Entre 1997 e 2013 foi Presidente do Conselho de Administração (CEO) da ADP - Águas de Portugal e Coordenador da Comissão de Reestruturação da empresa Águas do Porto. Entre 2002 e 2004 foi VicePresidente da C. M. de Vila Nova de Gaia. É autor de uma centena de publicações e de cerca de cinquenta estudos e projetos no setor da água e autor de quatro livros.
.
Gustavo Alves, (SPEE)
Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Electrotécnica do Instituto Superior de Engenharia (IPP-ISEP). Responsável do Núcleo de Investigação em Sistemas de Teste (LABORIS), do Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI). Participa e participou em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais. Co-editor de livro na área dos laboratórios remotos, publicou mais de 185 artigos em revistas e conferências internacionais, com comité de revisão. Membro do Global Online Laboratory Consortium (GOLC) e da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (SPEE), Co-responsável de programa da 1ª Conferência Internacional da Sociedade Portuguesa para a Educação (CISPEE) e como responsável geral da 11th Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV) conference.
.
Bárbara Gabriel, (UA)
Bárbara Coelho Gabriel, com doutoramento em engenharia mecânica, é investigadora na Universidade de Aveiro e professora auxiliar convidada na mesma instituição. Coordenadora do Grupo de Educação em Engenharia e Ciência (SEE Group) da Universidade de Aveiro, tem conduzido atividades de I & D na área de metodologias e estratégias de excelência em ensino e aprendizagem de engenharia. Dedica-se também ao estudo do perfil (aptidões e competências) dos docentes do ensino superior face às necessidades e exigências da sociedade, nomeadamente em matéria de empreendedorismo, inovação, competitividade e, mais importante, cidadania. Coordenou a criação e implementação da iniciativa de Excelência em Educação de Engenharia (E3 @ UA) na Universidade de Aveiro. Atualmente, Bárbara Coelho Gabriel faz parte do grupo de especialista da iniciativa HEInnovate para a DG Educação e Cultura da Comissão Europeia e OCDE, para inovação e empreendedorismo nas IES a nível europeu. É também membro do painel de especialistas do projeto europeu Avaliação de Programas de Educação para o Empreendedorismo em Instituições e Centros de Ensino Superior (EEEPHEIC).
.
José Miguel Maurício, (PFNEEC)
Finalista do Mestrado em Engenharia Civil no IST. Presidente da Federação Portuguesa de Estudantes de Engenharia Civil (PFNEEC). Membro da Associação de Estudantes de Engenharia Civil do IST. Participou na European Innovation Academy, e a sua equipa foi premiada com uma patente nos EUA. Tem interesse em conhecer novas pessoas, desenvolver novos relacionamentos, resolver problemas e contribuir para o crescimento geral de tudo em que se encontra envolvido. Interesse em implementar novas tecnologias em Construção, especificamente relacionado ao BIM.
In: LinkedIn